quarta-feira, 2 de abril de 2008

Barroco: O Homem em Conflito

A religiosidade e a rigidez da culturamedieval, o teocentrismo enfim, onde o conhecimento, as artes e a ciência estavam subordinados à religião começam a perder lugar para a cultura humanística do Renascimento.

É nesse momento que surge o Barroco, tentando conciliat as oposições(céu-inferno; bem-mal; fé-razão). A imagem do homem dividido, angustiado, em conflito, é a imagem do Barroco.

Primeiramente, ele apareceu nas artes plásticas (pintura, escultura, arquiterura). Suas características eram os excessos nos detalhes, preferência de linhas curvas, as cores escuras, a frequência dos contrastes(claro-escuro; luz-sombra). Depois foi a vez dos livros. Na literatura, as angústias e conflitos existenciais, as instabilidades espirituais, vão marcar duas linhas: o Cultismo e o Conceptismo.

O Cultismo usa uma linguagem mais complexa, confusa, utilizando metáforas, paradóxos e outros recursos em excesso, tornando o estilo barroco muito prolixo e rebuscado. Já o Conceptismo joga com mais raciocínios tortuosos, argumentações externas e repetitivas.




Principais autores:

Bento Teixeira

Gregório de Matos (Cultismo)

Padre Antônio Vieira (Conceptismo)

Nenhum comentário: