quarta-feira, 2 de abril de 2008

Arcadismo: O Século das Luzes

O radicalismo no século XVIII foi que inspirou as artes em geral e a literatura em particular, onde se valorizava o homem racional, natural, pacífico.
Na Europa, a burguesia vai ocupando o comando e começa a influenciar costumes e as artes com as idéias liberais. No Brasil, na mesma época da Inconfidência Mineira, alguns inconfidentes e outros intelectuais e poetas de Minas e outros estados desenvolveram o movimento do Arcadismo brasileiro.
Ele era a busca da clareza e da simplicidade, o ideal de um encontro harmonioso e equilibrado com a natureza, a busca de formas definidas a serem imitadas, que foi representado nas obras pelo homem natural, esclarecido, em equilíbrio.
Algumas características eram o racionalismo, onde havia maior objetividade, uma visão racional e analista do mundo. Outra carcterística era o fingimento poético, pois era muito comum a busca da cultura clássica, o uso de poemas pastoris e outros onde os poetas se fingiam pastores e até utilizavam pseudônimos gregos e romanos. Também é bom lembrar que eles gostavam de seguir preceitos clássicos(Carpe diem, Fugere urbem, Aurea Mediocritas) e escrever bem, daí tambpem ser chamado esse período de Neoclassicicsmo.

Principais autores e obras:
Cláudio Manuel da Costa - Obras poéticas
Tomás Antônio Gonzaga - Marília de Dirceu
Santa Rita Durão - Caramuru





"Eu quero uma casa no campo..."

Nenhum comentário: